SOBRE NÓS

MDO

MOVIMENTO PELO DIREITO DO ÓRFÃO

Somos um MOVIMENTO formado por organizações cristãs, que nasceu em São Paulo, com o objetivo de encorajar os cristãos a se envolver, de forma decisiva, na proteção e nos cuidados de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e/ou acolhimento institucional. MOVIMENTO começou a se formar em 2016 com as reuniões entre um programa de acolhimento familiar (ABBA), dois projetos cristãos de apoio à adoção (Conta de Novo e Boas Novas) além do projeto de prevenção (NADI). Em 2018, realizou sua primeira conferência: “Por um Brasil sem Órfãos” e em pleno desenvolvimento comemorativo pelo Dia Nacional da Ação, 25 de maio, sua segunda conferência em 2019. Nascemos com o objetivo de alcançar a Igreja, para que ela assuma seu lugar de cuidar das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social e/ou em acolhimento institucional, através do fortalecimento da família de origem, do apadrinhamento afetivo, do acolhimento familiar e da adoção.

Órfão – Como Sagradas Escrituras, a Bíblia assim descreve uma criança e um adolescente que está fora de sua família. Infelizmente, a falta de pertencimento é a vivência diária dos que estão no acolhimento institucional ou em situações de vulnerabilidade, como na rua.
Direito – Entendemos que a Bíblia nos diz que a família é um plano de Deus para cada criança e adolescente. Quando esse direito não é cumprido, a igreja do Senhor Jesus Cristo, deve ocupar seu lugar para suprimir essa problemática de abandono e garantir que cada filho tenham uma família.
Movimento – Visamos conectar igrejas, organizações, pastores, lideranças cristãs, profissionais que atuam na rede de proteção para criança e adolescente, famílias adotivas, famílias acolhedoras, padrinhos e voluntários para juntos, termos uma agenda positiva para ações, programas e fóruns temáticos que podem impactar positivamente, a partir de São Paulo, todo o Brasil.
/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Visão
Toda criança e adolescente dentro de uma família repleta de amor, cuidado e segurança. 
Missão
Mobilizar, orientar e capacitar pessoas para a prática da justiça e amor ao órfão.
Identidade
Somos um Movimento 
Cristão:
Engajado
 na responsabilidade de prover a toda criança e adolescente a segurança de um lar.
Comprometido
 com o dever de mobilizar a sociedade para o envolvimento prático com a causa do órfão.
Motivado
 e movido pelo profundo amor de DEUS, PAI dos órfãos, que nos amou primeiro e que nos possibilita amar.
/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

BÍBLIA como força motriz
O MDO nasce em resposta a um clamor da Palavra de Deus para o cuidado com o vulnerável, nos lembrando que nós também éramos órfãos e fomos adotados pelo Pai celestial. Sendo assim, encontramos nela a inspiração e a direção para as decisões do Movimento.

EQUIPE E REDE como forma de trabalho
Prezamos pelos dons e habilidades de cada colaborador e o sucesso do nosso trabalho depende da força coletiva desse compartilhamento. Buscamos ampliar nossa rede de ação para multiplicar nosso esforço através parceiras com indivíduos, igrejas e organizações envolvidas com a causa do órfão.

UNIDADE CRISTÃ em meio a diversidade eclesiástica
Em um universo de milhares de comunidades eclesiásticas espalhadas pelo Brasil, nosso desejo é trabalhar com a Igreja de Cristo de forma geral, respeitando suas diferenças e unindo suas forças em favor do órfão.

COMPROMETIMENTO com a causa
O comprometimento com a causa do órfão demanda esforço e responsabilidade, além de investimentos de tempo, habilidades e recursos que visam oferecer às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a possibilidade de viverem em família.

EXCELÊNCIA na arte de mobilizar
Todas as ações do MDO, quer sejam materiais e/ou intelectuais, devem ser desenvolvidas de forma a utilizar eficientemente todos os recursos disponíveis, prezando pela alta qualidade e veracidade na produção e divulgação de seus conteúdos.

/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

Conscientizar a liderança cristã sobre a responsabilidade Bíblica com relação aos órfãos para que a igreja seja envolvida de maneira prática com essa causa.

Despertar e capacitar a igreja para obediência aos princípios Bíblicos relacionados ao cuidado do órfão.

Direcionar e instruir a sociedade sobre os vários meios de engajar-se com a causa do órfão através de programas de fortalecimento familiar, apadrinhamento, acolhimento familiar e adoção, entre outros, que tenham amparo legal.

Mobilizar a sociedade, firmando e fomentando parcerias com empresas, entidades da sociedade civil e demais atores do sistema de proteção e garantia do direito da criança e adolescente à convivência familiar e comunitária.